Notícias de Última Hora
Casa / Tecnologia / Tecnologia Li-Fi

Tecnologia Li-Fi

smt-LiFi-P1

Uma das tecnologias mais cruciais para o futuro é, sem dúvidas, o desenvolvimento de redes de transmissão de dados sem fio mais eficientes e econômicas. Atualmente, essa demanda é suprida quase que exclusivamente pelas redes Wi-Fi, mas os dias de voo solo dessa tecnologia podem estar perto do fim. Desenvolvido pelo físico alemão Harald Haas, o Li-Fi é um sistema de comunicação que utiliza luzes LEDs para transmitir dados em alta velocidade.

projeto D-Light’ começou a receber o financiamento para o desenvolvimento no Instituto de Edimburgo desde 2010.  Na prática, o Li-Fi transforma cada poste de luz (com lâmpada LED) em um ponto de acesso à uma rede de dados. O sistema recebe sinais de comunicação ao ligar e desligar as lâmpadas de LED em um período de nanossegundos.

Apesar das luzes precisarem ficar ligadas para transmitir os dados, elas podem ser reguladas a um ponto invisível para os olhos, mas isso diminui o seu alcance. Além disso, cada lâmpada é capaz de oferecer conectividade para até 4 computadores. O sistema Li-Fi utiliza métodos de modulação por raios infravermelhos, semelhante aos dos controles remotos. As lâmpadas de LED são semicondutores e a saída óptica pode ser modulada em altas velocidades, capazes de serem detectadas em dispositivos fotodetectores e convertidas de volta para a corrente elétrica.

Entretanto, a maior vantagem seria e relação à velocidade. Uma rede Li-Fi pode fazer conexões mais rápida do que o Wi-Fi. Segundo os cientistas, o novo padrão poderia alcançar velocidades de 1 Gbps no mundo real, o que seria cerca de 100 vezes mais rápido do que um Wi-Fi padrão. Dessa forma, as lâmpadas de LED serviriam tanto para iluminar o ambiente, quanto para ver um vídeo em alta definição no computador, por exemplo.

Vale ressaltar que a tecnologia Li-Fi não seria uma substituta do Wi-Fi, mas uma alternativa a ele, já que as ondas de luz do novo sistema não podem penetrar as paredes, o que limitaria seu uso em residências, por exemplo. Além disso, ainda é preciso fazer mais testes para verificar a estabilidade da conexão. Sem prazo certo para estrear no mercado, especialistas indicam que a tecnologia Li-Fi poderá estar disponível para uso residencial e empresarial já em 2018.

Escrito por Gilberto Lacerda

A tecnologia ajuda o mundo a mover se em atualizações e ajuda a nos viver uns com os outros.

Veja também...

Aumente a Performance de PCs, Smartphones e Tablets Usados

Os dispositivos digitais mais antigos não precisam ser jogados fora. Eles podem ser passados adiante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *