Notícias de Última Hora
Casa / Turismo / Sousa a Terra dos Dinossauros Brasileira

Sousa a Terra dos Dinossauros Brasileira

Quem foi que disse que o Brasil não possuiu seres paleontologos , pois agora descubra um pouco sobre o Vale dos Dinossauros que fica no Nordeste Brasileiro no estado da Paraíba com área de mais 1.730 km²

Os fósseis mais importantes foram localizados no Rio do Peixe, município de Sousa, a 420 km de João Pessoa. Onde  encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos. Destacam-se as trilhas das localidades da Passagem das Pedras, onde foram descobertas os primeiros dinossauros do país no inicio do século 19.

Em toda região possuem rastros fossilizados de tamanho variavel  de 5 cm  até 40 cm, como as pegadas de iguanodonte de 4 toneladas, 5 metros  de comprimento e 3 metros de altura. A maioria das pegadas são de dinossauros carnívoros. Uma trilha com 43 metros em linha reta é a mais longa que se conhece no mundo. De acordo com os palenontólogos, esses rastros têm pelo menos 143 milhões de anos.

Existe em menor quantidade, marcas petrificadas de gotas de chuva, plantas fósseis, ossadas parciais de animais pré-históricos e pinturas rupestres feitas pelos antigos habitantes. Estas últimas localizam-se principalmente no Serrote do Letreiro em Sousa e Serrote da Miúda nos municípios de São Francisco e Santa Cruz.

 

Escrito por Leticia Oliveira Valentim

Leticia Oliveira Valentim

Veja também...

As Estátuas Mais Impressionantes Espalhadas Pelo Mundo

Aposto que você notou que quase todas as cidades têm suas próprias esculturas ou estátuas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *