Notícias de Última Hora
Casa / Saúde / Prevenção Saudável

Prevenção Saudável

obesidade é causa de mortes (mortalidade) e de doenças (morbidade):

– A obesidade aumenta a mortalidade por:
– Hipertensão arterial
– Doenças cardíacas
– Derrame cerebral
– Diabetes
– Certos tipos de Câncer
– Mais de 80% das mortes atribuídas à obesidade ocorreram em pessoas com um índice de massa corporal de 30 ou mais
– Aumento da Morbidade:
– Litíase biliar
– Osteoartrite

Para evitar a obesidade, coma 3 ou 4 refeições balanceadas, pobres em gorduras, e com muitas fibras todos os dias. Procure ingerir bastante cálcio – o cálcio e o exercício ajudam a prevenir a osteoporose. Se você mora sozinho, experimente alimentar-se em um restaurante comunitário, onde você possa conversar socialmente com outras pessoas – desta maneira, com uma companhia, você poderá estar contribuindo para o seu próprio equilíbrio mental.

O organismo necessita de atividade física regular (mas não extenuante). Não existe sentido em fazer um exercício exagerado e ter como conseqüência dores lombares ou uma lesão no joelho.Pacientes mais idosos devem caminhar pelo menos 1500 metros ao dia; faça outros tipos de exercício, se preferir. Também nos grupos de maior idade os exercícios aeróbicos leves são os mais recomendados, e ainda a natação e a dança. Nunca se é velho demais para iniciar uma atividade física regular!

Mantenha o cérebro ativo tanto quanto seu corpo. Atividades que envolvam a ajuda às pessoas (trabalho social) pode dar sentido à vida, e ajudar a preencher a solidão e a combater a depressão. O envolvimento com uma crença (religião) parece ser benéfico na prevenção das doenças.

Escrito por Milena Oliveira

Milena Oliveira
Tourina, apaixonada pela vida

Veja também...

Lanches Rápidos e Saudáveis

Pão de forma integral com pasta de ricota Ingredientes: 2 fatias de pão de forma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *