Notícias de Última Hora
Casa / Tecnologia / Como Funciona o Wi-Fi Que Tanto Usamos?

Como Funciona o Wi-Fi Que Tanto Usamos?

Já parou pra pensar sobre como o Wi-Fi funciona? Pois é, esta valiosa tecnologia funciona atráves de sinal de rádio rodando em frequência de 802.11 estipulado pela IEEE(Institute of Electrical and Eletronic Engineers). Wi-fi é a sigla para wireless fidelity(fidelidade de rede sem fio).

Para que a rede wi-fi funcione, é necessário de um adaptador de rede, mais conhecido como roteador. O roteador é responsável por transformar o sinal da rede cabeada ADSL em sinal de rádio frequência.

Uma rede sem fio usa ondas, da mesma forma que os celulares, TV’s de última geração e rádio. A comunicação ao longo da rede sem fio é muito parecida com a comunicação de rádio emissor-receptor. Veja o que acontece:

  1. O adaptador sem fio traduz os dados na forma de um sinal de rádio e os transmite usando uma antena.
  2. O roteador sem fio recebe o sinal e decodifica. Ele envia a informação para a Internet usando uma conexão física Ethernet com fios.

O processo também funciona ao contrário, com o roteador recebendo informação da Internet, traduzindo-a na forma de sinal de rádio e enviando-a para o adaptador sem fio.

Escrito por Gilberto Lacerda

A tecnologia ajuda o mundo a mover se em atualizações e ajuda a nos viver uns com os outros.

Veja também...

Aumente a Performance de PCs, Smartphones e Tablets Usados

Os dispositivos digitais mais antigos não precisam ser jogados fora. Eles podem ser passados adiante …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *