Notícias de Última Hora
Casa / Curiosidades / Coisas que Acontecem Quando Dormimos

Coisas que Acontecem Quando Dormimos

4 curiosidades que acontecem quando dormimoos

1. Repentinas sacudidas, saltos e puxões
Certamente já lhe aconteceu alguma vez. Acaba de pegar no sono e de repente, dá um salto. Algo muito comum que todos nós experimentamos de modo frequente, e não é grave. Trata-se de um fenômeno conhecido como impulso hipnótico que acontece unicamente quando estamos dormindo. Deve-se a uma preparação de nosso corpo as mudanças que experimenta durante o sono. Nossas funções ficam mais lentas e, em certos casos, o cérebro interpreta essa mudança como uma queda. Daí essa reação.

2. Paralisia do sono
É algo que muitas pessoas experimentam. Acontece unicamente durante a fase de sono mais profunda, conhecida como REM (Rapid Eye Movement, ou Movimento Rápido dos Olhos). São instantes em que de repente, tomamos consciência de que estamos sonhando, sabemos que, por exemplo, esse horrível pesadelo no qual estamos imersos não é real, mas por mais que tentemos reagir e nos mover, não podemos. Nossos braços e pernas estão paralisados. É um fenômeno que chegar a ser muito terrível, porque somos incapazes de reagir mesmo sabendo que estamos sonhando. Este é o momento que os pesadelos são mais vívidos.

3. Somos um pouco mais altos a noite
Surpreendido? Certamente, mas tranquilo, somente somos “um pouquinho” mais altos, nada mais. Isso se deve basicamente ao fato de que nossa coluna durante a noite se separa um pouco mais ao se hidratar, permitindo com isso, que o espaço entre os discos entre as vértebras se distancie levemente, nos dando mais altura. Mas, quando a manhã chega os discos voltam a se contrair para sua posição original.

4. Dormir emagrece!
Já sabemos, dormir é uma atividade que não nos oferece rendimento algum, mas atenção, isso não significa que não estamos gastando energia. Porque gastamos e muito. Enquanto dormimos, nosso corpo realiza muitas funções básicas como desintoxicar e eliminar elementos nocivos e isso é essencial para depurar. Se não depuramos corretamente retemos líquidos, inchamos, nossos rins não funcionam bem. Assim que se não dormimos ou não dormimos direito aparecerá um hormônio chamado grelina. E sabe o que este hormônio faz? Faz com que tenhamos mais apetite. Leve isso em consideração.

 

Escrito por Beatriz Ferreira

Beatriz Ferreira
Se der errado, a gente dá um jeito. Se quebrar, a gente conserta. Se bagunçar, a gente arruma. E se tudo acabar, a gente recomeça! (:

Veja também...

A Vida Real Conseguiu um Final Ainda Mais Triste que o do Filme ‘A Culpa é das Estrelas’

A esposa do jovem que inspirou o longa, baseado no livro homônimo de John Green, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *